BTT 2016 VI Rota das Quatro Aldeias
05 Junho 2016
quinta-feira, 18 de abril de 2013


Sábado, 20 de abril às 21h30 tertúlia sobre Migração, Racismo e Xenofobia com Diana Tomás.

DEFINIÇÕES:

MIGRAÇÃO > s.f.
derivação feminino do singular de migrar
(latim migratio, -onis, passagem de um lugar para outro)

1. Acto ou efeito de migrar;
2. Acto de passar de um país ou de uma região para outro;
3. Conjunto de viagens periódicas de certas espécies de animais, consoante as estações do ano e as condições climáticas. 


RACISMO > s.m.
Sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre os outros, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria (racismo anti-semita dos nazis).

O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.


XENOFOBIA > s.f
(xeno + fobia) (xeno = exprime a noção de estrangeiro) (fobia = exprime a noção de medo patológico ou aversão) 
Aversão aos estrangeiros ou ao que vem do estrangeiro, ao que é estranho ou menos comum.

A xenofobia é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país. A xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações e percepções do ingroup ou endogrupo em relação ao outgroup ou exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desejo de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza.
A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia.


0 comentários:

Enviar um comentário